Série: Os Super Poderes dos Gatos
1.1 VISÃO - Como os gatos enxergam
Os olhinhos desses animais são de dar inveja a qualquer humano não é mesmo? São reluzentes, intensos e penetrantes, porém seu modo de enxergar o mundo é bem diferente do nosso, vamos descobrir mais!!!
A parte preta no centro da íris, é chamada de pupila, e assim como a nossa, é ela que permite a passagem de luz que possibilita enxergar, nos gatos a íris se modifica de acordo com o ambiente, a iluminação e até mesmo sobre qual é o estado de humor do gato. Quando o ambiente é muito claro a pupila do animal fica mais retraída, sua íris fica só um filetinho na vertical, isso acontece porque elas se contraem por conta do excesso de claridade que entram em seus olhos, assim o felino pode enxergar melhor.
Já quando a pupila está dilatada a condição é exatamente ao contrário, em um ambiente com pouca claridade, o gato enxerga cerca de 6 a 8 vezes melhor do que nós humanos, a pupila do animal se expande possibilitando que ele enxergue melhor nesse ambiente, eles possuem uma membrana na retina que lhe dá a condição de uma super visão, a presença dos bastonetes ajuda a retina captar mais luz e assim ter uma melhor visibilidade durante a noite, já que é de sua natureza ser mais ativo durante o período do crepúsculo e ao amanhecer esse super poder contribui muito para suas atividades noturnas. É bom ressaltar que essa capacidade visual dos gatos não significa que eles enxerguem na escuridão total, mas sim, que são capazes de maximizar a luz do ambiente, mesmo que pouca.
No entanto existe uma pequena anomalia em sua anatomia genética ocular, os fotorreceptores da retina convertem a imagem em impulsos elétricos, os quais são transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico. Há dois tipos principais de fotorreceptores: os cones e os bastonetes. Os cones são os responsáveis pela visão precisa, central, detalhada e pela visão em cores, estando agrupados principalmente na mácula, os humanos possuem três cones, enquanto que nos gatos apenas dois, essa condição que faz com que os gatos enxerguem menos núcleos que os humanos, mas isso não quer dizer que ele veja tudo em branco e preto, ele apenas não enxergam todos os tons e cores como os humanos, as cores mais perceptíveis são violeta, azul e amarelo, ou seja, o gato enxerga colorido, mas tem limitações para enxergar o verde e suas combinações.
No entanto além da visão noturna, ele tem outras condições que lhe permite uma super visão, os gatos possuem uma ótima visão periférica, no quesito angular, ele sai disparado na frente de nos humanos, seu campo de visão é de cerca de 200° graus, enquanto que o ser humano é de 180° graus e isso o ajuda aumentando sua capacidade de detectar qualquer movimento a sua volta, dando-lhe uma visão panorâmica amplificada.
Outra curiosidade sobre os olhos desse animal é que quando seu bichano der algumas piscadelas lentamente em sua direção, ele está dizendo que te ama, esse movimento pode parecer simples, mas é sua maneira discreta de carinho e de confiança que esse peludinho tem por você.
Os olhos do seu bichano requerem alguns cuidados, portanto leve-o ao veterinário regularmente para fazer exames de rotina e evitar possíveis doenças que o podem acometem como: a conjuntivite felina, glaucoma, catarata, ulcera de córnea, deslocamento de retina entre outras. Cuide bem do seu animalzinho!!!
Aprendeu mais sobre outro super poder dos gatos???
Se gostou então aguarde pelos próximos conteúdo da série SUPER PODERES desse animal fantástico!
Nossa equipe fica feliz em proporcionar conhecimento para você!!!
Pet Feliz e Casa Cheirosinha!!!
Pépi Agradece seu carinho!