Dicas do Pépi

Série: Os Super Poderes dos Gatos

1.2 AUDIÇÃO - Orelhas extraordinárias

Série: Os Super Poderes dos Gatos
Você sabia que os gatos escutam muito mais que os cães e que nos Humanos? Pois é, um gato jovem chega facilmente a uma frequência auditiva de 65.000 Hz, já os humanos até 20.000 Hz. Eles conseguem ouvir o menor barulho em até 20 metros de distância, legal né. Vamos aprender mais sobre esse SUPER PODER desses amigos peludos?

Esse aspecto diz respeito aos tipos de som que eles captam: grave ou agudo. Dando a eles a habilidade de ouvir os chamados ultra sons. Ultrassom é o nome dado as ondas sonoras cuja as frequências se propagaram além do limite da audição humana, o som é classificado como uma onda de natureza mecânica de propagação longitudinal e suas vibrações são capazes de se expandir pelo ar em diferentes meios, por conta das oscilações das moléculas, e os nossos queridos bigodudos têm a habilidade de capitar esses ultra sons, esse SUPER PODER é superior entre muitos mamíferos do reino animal, inclusive ao dos cães, que chegam a apenas 45.000 Hertz.

Essa capacidade de descobrir a origem dos ruídos mesmo a longas distancias, da ao animal a vantagem nas caçadas, possibilitando ao peludinho um ataque furtivo e certeiro, mesmo que por brincadeira. Tudo graças a estrutura de suas extraordinárias orelhas que possuem 32 músculos e que lhes permitem vira-las em um ângulo de 180 graus em diferentes direções simultaneamente, garantindo uma percepção de até duas fontes de ruído distintas ao mesmo tempo, além do mais com seu formato triangular, em conjunto com todas as suas dobrinhas, torna suas orelhas uma verdadeira concha acústica. Felizmente, os gatos têm a capacidade de filtrar os sons que não lhes interessam, caso contrário, não conseguiriam descansar ou fazer as suas atividades corriqueiras.

As orelhas dos gatos também ajudam a regular a temperatura do corpo. Os vasos sanguíneos presentes nas orelhas ajudam a dissipar o calor, mantendo os gatos frescos em dias quentes. Isso é especialmente útil para gatos que vivem em climas mais quentes ou que têm pelagens mais longas e espessas.

Os tufos de pelos nas pontas das orelhas de algumas raças de gatos, como os Maine Coons e os Noruegueses da Floresta, ajudam a proteger os ouvidos do gato contra sujeira, umidade e vento, além de melhorar a audição ao direcionar os sons para o canal auditivo.

Outra curiosidade sobre as orelhas desses animais é que também são importantes na linguagem corporal felina. Quando o animal estiver girando as orelhas em direção ao som ou objeto de interesse isso pode indicar que está curioso, se as orelhas estiverem viradas para o lado, isso pode indicar que o gato está se sentindo inseguro ou desconfortável, quando ele está relaxado, suas orelhas ficam eretas e voltadas para a frente, já se ele estiver assustado ou agressivo, suas orelhas se achatam.

Já sabemos que os bichanos são bem sensíveis aos barulhos e que são dotados de uma capacidade imensa de audição, no entanto também possuem suas limitações assim como os humanos, sua audição diminui com seu envelhecimento e não estão imunes a alguns problemas de saúde relacionados a esse órgão como por exemplo: otites, sarna de ouvido, surdez congênita (essa condição acomete principalmente gatos brancos por conta de sua genética), entre outras. Assim como as nossas orelhas, as orelhas dos gatos são delicadas e precisam de cuidados especiais, leve-o periodicamente ao veterinário e evite maiores complicações.

Aprendeu mais sobre os super poderes dos gatos???

Se gostou então aguarde pelos próximos conteúdo da série SUPER PODERES desse animal fantástico!

Nossa equipe fica feliz em proporcionar conhecimento para você!!!

Pet Feliz e Casa Cheirosinha!!!

Pépi Agradece seu carinho!

Dados para Contato

Endereço
Rua Carlos Ferrari, 1361 – Rebelo - Garça/SP - CEP: 17400-044
Telefone
(14) 3737-2500 / (14) 98230-5527
E-mail
atendimento@mnrcare.com.br