Série: Os Super Poderes dos Gatos
1.4 ESTRUTURA ÓSSEA – Equilíbrio e Flexibilidade
Vamos conversar sobre outro famoso SUPER PODER dos nossos amigos felinos? Você provavelmente já sabe que os bichanos sempre saltam e caem em pé certo, isso porque, sua poderosa musculatura lhe confere a habilidade para os famosos saltos com elegância e exatidão. A excelente estrutura óssea dos gatos é muito leve, porém muito resistente, com a combinação das articulações e dos músculos, proporciona aos gatos um grande equilíbrio, flexibilidade, elasticidade e os ajudam a atingir altas velocidades. Tudo muito interessante não acha? Então vamos entender um pouco mais sobre esses incríveis animais!
Enquanto os humanos possuem 206 ossos, estimasse que os gatos domésticos tenham cerca de 250, dependendo do comprimento da cauda e do número de dedos em suas patas, 10% dos ossos dos gatos encontra-se na cauda, a qual possui um papel fundamental no equilíbrio de seu corpo.
Essa quantidade superior no número de ossos faz com que os gatos sejam extremamente flexíveis, permitindo que rode seu corpo no ar e desta forma caia no chão em pé, desde que haja tempo hábil para este movimento.
Sua coluna vertebral não possui ligamentos, os quais são substituídos por músculos e discos intervertebrais, dando a coluna desses felinos uma incrível flexibilidade, sua cervical permite que o gato faça um grande giro da cabeça, facilitando a observação da presa em várias direções permitindo um ataque certeiro, e ainda possui ossos extras localizados, em sua maioria, na espinha dorsal, potencializando sua flexibilidade e agilidade.
Um gato possui entre 52 e 53 vértebras, enquanto os humanos possuem entre 32 e 34. Humanos têm clavículas, enquanto os gatos não, mas apesar de não terem clavículas eles possuem uma pequena cartilagem clavicular e um conjunto de ossos avulsos em seus ombros, o que lhes permite entrar em qualquer fenda pela qual a cabeça passe.
Sua coluna vertebral é unida por músculos e não por ligamentos, como na maior parte dos mamíferos. Ela é formada por 7 vértebras cervicais, 13 vértebras dorsais, 7 vértebras lombares, possui entre 18 a 26 vértebras coccígeas (o cóccix é um importante local de inserção para múltiplos músculos, ligamentos e tendões, os músculos glúteos máximo, levantador do ânus, e coccígeo fixam-se ao cóccix e dão suporte às estruturas adjacentes) e o sacro (é um osso de formato triangular que fica na base da coluna vertebral, próximo às nádegas).
Sua longa coluna vertebral é bastante elástica, permitindo ao gato saltar com segurança e agilidade, ele consegue saltar a uma distância equivalente entre 5 e 6 vezes a longitude de seu corpo, já em seu crânio a única parte que promove a movimentação é a mandíbula inferior.
Outro fator relevante da anatomia dos gatos é a força dos impulsos que esses animais podem dar. Como já dito anteriormente esses animais possuem uma quantidade de dedos diferentes das quantidades de dedos humanas, são 5 dedos nas patas dianteiras e 4 nas patas traseiras, o que ajudam com o impulso, os membros posteriores impulsionam quando se dobram em forma de “Z”, garantindo saltos em largas distâncias, essa musculatura esquelética potente nas extremidades permite que o animal chegue a uma velocidade aproximada de incríveis 50 km/h, isso entre os gatos domésticos. Os ossos das patas são longos e ao caminhar, apenas os ossos dos dedos encostam no chão.
Então, esse é o segredo para tanta elasticidade e flexibilidade que permite ao pet saltar de lugares muito altos com tanta precisão e passar por lugares estreitos com muita habilidade se enfiando em lugar inusitados sem se machucar.
Aprendeu mais sobre os super poderes dos gatos???
Se gostou então aguarde pelos próximos conteúdo da série SUPER PODERES desse animal fantástico!
Nossa equipe fica feliz em proporcionar conhecimento para você!!!
Pet Feliz e Casa Cheirosinha!!!
Pépi Agradece seu carinho!