Dicas do Pépi

Série: Os Super Poderes dos Gatos

1.5 BIGODES – Sensores e Percepção

Série: Os Super Poderes dos Gatos
Você sabia? Que os bigodes dos gatos também são chamados por VIBRISSAS. As vibrissas são pelos mais longos e espessos localizados em sua grande maioria na face dos bichanos. E esses pelos são estruturas sensoriais que ajudam os gatos a se orientar no ambiente, detectar objetos e predadores, além de ajuda-los a se movimentar em ambientes com pouca luz, em nós humanos, as vibrissas ficam localizadas no interior das fossas nasais. Você já sabia disso? Se ainda não sabia, vamos juntos a mais um pouco de conhecimento sobre esses animais fantásticos!

Os bigodes, que os especialistas denominam vibrissas, permitem acima de tudo que os gatos se orientem. Os gatos possuem em média 24 bigodes no total, sendo 12 em cada lado, e essa quantia deve variar de um gato para o outro. Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, estes pelos especialmente compridos, não crescem apenas nas bochechas, eles crescem também na zona superior dos olhos, no queixo e nas patas dianteiras do animal.

As vibrissas são úteis em praticamente todas as atividades dos gatos, por exemplo, quando um gato está caçando, as vibrissas das patas recebem as vibrações do chão causadas pelo movimento da presa, elas também ajudam no equilíbrio dos gatos, permitindo que eles andem, saltem e façam outras atividades cotidianas com segurança e destreza.

O que distinguem os "bigodes” dos pelos normais dos gatos além do comprimento e espessura, são os folículos, que estão cercados por inúmeras terminações nervosas diretamente ligadas ao cérebro. Assim, um pequeno estímulo aos bigodes é percepcionado pelo cérebro do animal quase instantaneamente.

As vibrissas possuem raízes profundas em uma área repleta de células sensoriais, o que permite captar pequenas vibrações à longas distâncias ou mesmo no escuro. Por isso, é importante que os tutores resistam à tentação de brincar com as vibrissas dos bichanos. Cortar ou aparar os bigodes do gato é algo que só deve ser feito apenas por especialistas e se muito necessário, já que se o fizer, ele perderá grande parte da sua capacidade de equilíbrio e de noção espacial, o que significa que ele estará mais sujeito a quedas durante os saltos. Devido a desorientação, também é comum que os gatos fiquem mais irritadiços e estressados ao ter seu bigode aparado. Nesse caso, a única solução é esperar o bigode crescer novamente.  

Uma curiosidade bastante importante é que as vibrissas são responsáveis pela preferência de alguns felinos por tigelas rasas e largas. No geral, recipientes alimentícios que são estreitos causam atritos com os bigodes e geram incomodo nos animais. Ainda nessa perspectiva, acredita-se que os gatos gostem de tomar água em fontes e torneiras porque evitam molhar seus bigodes.

Os bigodes mais longos estão entre as raças de Maine Coon, e nem todos os gatos possuem bigodes, os gatos da raça Sphynx (o belíssimo gato sem pelos) não possuem vibrissas, e essa condição, fez com que esse animal se adaptasse a essa anomalia genética, e para isso utilizam suas orelhas compridas (além de outros fatores) como forma de compensação, ajudando a se orientar.

É comum que a pigmentação das vibrissas vá se alterando com o avanço da idade do pet, e assim como os gatos trocam de pelos, as vibrissas também caem de vez em quando, porém quando elas se quebram ou caem com certa frequência e facilidade, o melhor é imediatamente procurar o veterinário para uma avaliação.

 

Aprendeu mais sobre os super poderes dos gatos???

Se gostou então aguarde pelos próximos conteúdo da série SUPER PODERES desse animal fantástico!

Nossa equipe fica feliz em proporcionar conhecimento para você!!!

Pet Feliz e Casa Cheirosinha!!!

Pépi Agradece seu carinho!

Dados para Contato

Endereço
Rua Carlos Ferrari, 1361 – Rebelo - Garça/SP - CEP: 17400-044
Telefone
(14) 3737-2500 / (14) 98230-5527
E-mail
atendimento@mnrcare.com.br