Vida Longa aos Peludinhos!!!
Eles são realmente fascinantes, passam por nossas vidas deixando sua marca e momentos incríveis, e são tantas as expectativas quando se resolve adotar um peludinho não é mesmo? São tantas perguntas, muitas dúvidas e inseguranças, então conhecimento é o principio para garantir que esse amigo peludo, viva mais e melhor. Assim como os humanos os felinos precisam de cuidados adequados e dependem de alguns fatores fundamentais para que possamos garantir a eles melhores condições de vida, para isso é necessário detectar alguns fatores de sua genética, portanto assim que resolver adotar um amiguinho o ideal é que o leve para as primeiras consultas de averiguações, exames podem determinar sua raça e idade. O veterinário vai orientar sobre o calendário de vacinação, além de outras orientações como alimentação adequada e alguns cuidados específicos para cada animal mediante sua idade, necessidade e variação da espécie. Contudo podemos te ajudar com algumas dicas para beneficiar sua tutoria (essas dicas não dispensam a ida ao veterinário) e garantir uma vida longa ao seu felino.
Um dos fatores principais é a alimentação: uma alimentação adequada e bem balanceada é muito importante para o bem estar do animal. Os gatos são carnívoros e precisam de uma alimentação rica em proteínas, mas podem ser complementadas com fontes de vitamina naturais, já que o organismo dos gatos não consegue produzir essas substâncias, porém tome muito cuidado aos alimentos que são altamente tóxicos aos felinos. É preciso garantir a eles valores nutricionais equilibrado, certifique se que as rações sejam unicamente para gatos e de boa qualidade, de preferência as mais nutritivas com maior teor de carboidratos e fibras, com poucos aditivos e corantes, isso irá diminuir os problemas futuros degenerativos decorrentes da idade.
Garanta água em abundância: os felinos consomem pouca água, portanto devemos deixar seu pote ou bebedouro em locais arejados e com água filtrada, faça a higienização com dos recipientes com frequência para garantir a qualidade da água oferecida, adicionar água aos alimentos úmidos como no patê de carne, também pode ser um estimulo para que ele consuma mais líquido.
As vacinas: também é outro fator muito importante, elas previnem doenças que podem ou não levar ao óbito do seu pet, fique atendo aos períodos que as vacinas devem ser aplicadas, na primeira ida ao veterinário ele lhe fornecera a carteirinha do seu pet e vai orienta-lo sobre o período que cada vacina deve ser aplicada. Com 2 meses, deve se aplicar a primeira dose da Trivalente, ela previne a panleucopenia, calicivírus e a rinotraqueite; com 2 meses e meio, é prescrita a primeira dose contra a Leucemia Felina; com 3 meses, temos o reforço da Trivalente; com 4 meses a primeira dose da vacina Contra a Raiva. Lembrando que os gatinhos devem tomar uma segunda dose da Trivalente, da Leucemia Felina e a vacina Contra Raiva desse ver administrada anualmente, também deve-se administrar periodicamente um vermífugo ao animal, para que parasitas e vermes não causem danos ao bichinho.
A castração: com a castração o animal tende a ficar menos ansioso e agitado, salvo algumas exceções. Evita algumas infeções urinarias e a ansiedade por um parceiro (a), na fêmea evita o desenvolvimento do câncer de mama, de ovário e útero, no macho diminui a necessidade por marcar território e o nervosismo. A castração deve ser avaliado pelo veterinário, pois existem diferentes épocas para essa realização na fêmea e no macho.
Exercício físico: o ambiente deve ser estimulante para que o bichinho possa treinar suas habilidades, lembrando que isso também não deve ser imposto ao animal, deve ser algo natural que ele queira fazer. Como em sua grande maioria o gatinho fica apenas dentro das residências, você pode e deve ajudá-lo com estímulos, oferecendo brinquedos como por exemplo: brinquedos que se movem sozinho, bolinhas, varinhas com penas na extremidade, arranhadores, ou simplesmente uma caixa de papelão já vai deixa-lo curioso. Gatificar o ambiente para que ele possa correr, escalar e saltar é sempre muito bem vindo, visto que são extintos de suas origens. Tudo que o ajude a se movimentar vai garantir ainda mais a longevidade de seu gatinho, mas lembre-se de trocar os brinquedos de vez em quando, pois ele pode se entediar facilmente e certifique que objetos quebráveis fiquem sempre longe de seus olhos curiosos para que não se machuquem.
Cuide da escovação dos pelos: a manutenção da pelagem do bichano é importante principalmente para gatos com muitos pelos, a escovação se faz necessária diariamente, pois quando ele fizer a sua própria higiene isso reduzirá a ingestão de pelos e assim também irá reduzir a regurgitações das famosas bolas de pelos.
Ambientes calmos e tranquilos: os gatos não gostam de ambientes barulhentos e com muita agitação, são animais sensíveis e se assustam com facilidade, é importante deixá-los o mais confortáveis possíveis em seu ambiente, você deve estabelecer rotinas e reduzir o quanto puder os ruídos externos e internos de sua residência. Deve buscar saber o que mais o agrada e o desagrada, para que possa alcançar um equilíbrio sobre o temperamento do seu amiguinho. Interaja com ele, faça conato físico, pegue o no colo se ele desejar, acaricie-o enquanto fala com ele, estar conectado e ter uma boa relação com seu amiguinho é importante para estabelecer um laço de confiança e carinho entre vocês e vai ajudar a prevenir distúrbios emocionais do animal.
Uma visita regular ao veterinário de sua confiança e alguns cuidados com seu gatinho pode garantir para ele uma vida mais Longa e Saudável.
Nossa equipe fica feliz em proporcionar conhecimento para você!!!
Pet Feliz e Casa Cheirosinha!!!
Pépi Agradece seu carinho!